terça-feira, 14 de julho de 2015

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA À PROFESSORA LÍGIA RAMOS

              Em uma noite de grande público e muita alegria, a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, concedeu, por indicação do Vereador Paulo Silveira, e através do Decreto Legislativo 13/2014, o TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA à Professora LÍGIA RAMOS, em reconhecimento aos 25 anos dedicados à EEEM Carlos Bina e aos 18 anos de existência do CORAL CARLOS BINA - SOGIL, sob sua coordenação e regência desde 1996.

              Com a presença de inúmeros amigos, familiares, autoridades locais e estaduais cantores e ex-cantores do Coral Carlos Bina SOGIL, a professora Lígia Ramos recebeu o título, manifestando seu agradecimento:


      "Ao longo destes 18 anos, centenas de crianças e jovens integraram o Coral Carlos Bina – SOGIL. Para nossa alegria, a imensa maioria deles nos orgulha com o caminho que seguiu na sua vida: entre eles nós temos engenheiros, arquitetos, nutricionistas, professoras de educação básica, uma professora universitária, comissário de bordo, técnicos nas mais diversas áreas, enfermeiras, teve quem seguiu a vida religiosa, tem um galera muito grande cursando o Ensino Superior através de bolsas do PROUNI, temos universitários da UFRGS e da UFCSPA, pais de família responsáveis e trabalhadores, homens e mulheres felizes. Sem falsa modéstia, nós acreditamos que ter feito parte do coral tenha contribuído com a felicidade de cada um deles.
         Nós já cantamos em muitos lugares: uma número incontável de vezes nesta casa legislativa e em vários eventos de Gravataí, e em muitos outros municípios do Rio Grande do Sul. Tivemos a oportunidade de cantar para a professora Maria Maristany Bina, primeira professora da Escola Carlos Bina. Cantamos em eventos de empresas, de escolas, em shopings, festas de natal, solenidades no palácio Piratini, palácio do comércio, assembléia legislativa dos estado... Participamos das atividades da Brigada Militar, nas formaturas do PROERD e PM mirim em inúmeros municípios; já cantamos no Programa Bom dia Rio grande, entre tantas outras oportunidades...
       Foi no Coral Carlos Bina SOGIL que nasceu a idéia de gravarmos o Hino Oficial de Gravataí, juntamente com a OMAF, sob a direção musical do Marcelo Delacroix, no ano de 2011, através da Fundação Municipal de Gravataí.
            A história do Coral Carlos Bina SOGIL consta no Livro Raízes de Gravataí, editado também em 2011, em parceria entre a FUNDARC e a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

              (...)
       
           No cotidiano da Escola Pública, promover a educação musical através do canto coral é um exercício de cidadania, além de uma possibilidade prazerosa, pois a voz humana comunica a melodia e a mensagem da canção, legando à criança e ao jovem experiências significativas e inesquecíveis em arte. Mas, mais do que isso: CANTA-SE PARA SER FELIZ!
         Para além de um projeto de inclusão musical e cultural, o Coral Carlos Bina SOGIL, é um projeto de inclusão social. "






Sem comentários: