terça-feira, 27 de julho de 2010

Histórico do Coral Carlos Bina SOGIL

Em uma tarde de março de 1996 conversavam a professora Floriza Delfino Luz, bibliotecária da EEEM Carlos Bina e a professora Lígia Ramos, supervisora escolar da mesma Escola. Entre os assuntos, pautaram a ausência de atividades que envolvessem música na sala de aula, hábito que foi se perdendo ao longo dos anos.
Para tentar resgatar a atividade musical, elaboraram o projeto “Nossa Escola Canta Outra Vez”. No horário da Biblioteca a bibliotecária ensaiava inúmeras canções com os alunos de todas as turmas, e organizou uma coletânea de músicas infantis, em uma pasta, acompanhada por uma fita cassete, com as gravações destas músicas, destinando-as para cada professora.
Para encerrar o projeto a professora Lígia ensaiou com os alunos a canção Mãezinha do Céu, acompanhando-os ao teclado. Como o projeto teve muito sucesso na Escola, um grupo de alunos foi convidado a apresentar-se na Homenagem às Mães no mês de maio seguinte. Surgia assim o Coral Carlos Bina.
A partir desta apresentação o grupo continuou ensaiando sob a coordenação da professora Lígia, e apresentando-se nas atividades da Escola. Em seguida começaram a surgir convites para apresentações fora da Escola, como nas missas da Capela Nossa Senhora Aparecida, na ABENGRA e em outras escolas de Gravataí.
Em dezembro de 1997, o Coral Carlos Bina integrou o Coro de Mil Vozes Infantis e apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, entoando canções natalinas.
O uniforme do Coral, à época, consistia em uma camiseta amarela com o logotipo da Escola desenhado dentro de uma clave de sol.
Durante os primeiros anos de existência, o Coral foi acompanhado musicalmente pela própria regente, professora Lígia, tocando violão, teclado ou acordeom. Em outras situações eram acompanhados por algumas pessoas da comunidade, entre elas os senhores: Antônio Jardim, Ivam Silveira de Souza, Miki Breier, Paulo Vargas, e os alunos Emanuelle Flôr da Cunha, Joelson Nunes, Luciano dos Santos e Paulo Feijó Júnior, além de, em três ocasiões, ter se apresentado com a Banda Marcial do Colégio Dom Feliciano, executando as canções Aquarela do Brasil, o Hino da Escola Carlos Bina e os Hinos Oficiais.
Em dezembro de 1998, a Prefeitura de Gravataí convidou o Coral da Escola Carlos Bina para apresentar-se nas festividades do Natal da Aldeia, e organizou uma apresentação natalina em que o Coral, pela primeira vez, teve a oportunidade de ser acompanhado ao teclado pelo músico Roberto Velho Costa.
Em julho de 1999, a Direção da Sociedade de Ônibus Gigante Ltda – SOGIL, assistiu uma apresentação do Coral da Escola Carlos Bina no aniversário do então Prefeito Daniel Bordignon, e, por sugestão das senhoras Rosane Massulo e Mara Pulgatti, os diretores Sérgio Tadeu Pereira e José Teiga Júnior decidiram patrocinar o Coral, que passou a chamar-se Coral Carlos Bina – SOGIL.
Como primeira medida de auxílio para o Coral, foi contratado o músico Roberto Velho Costa, o Tião, que acompanha o Coral desde aquela data.
Com o incentivo da SOGIL, o Coral passou a contar com recursos materiais, financeiros e o transporte, que qualificaram imensamente o projeto iniciado pela Escola.
Em 2002, a professora Lígia Ramos conseguiu junto à 28ª Coordenadoria Regional de Educação, a destinação de 20h semanais exclusivas para as atividades do Coral, pois até então, a mesma dividia seu horário de trabalho entre a supervisão escolar, coordenação e regência do Coral.
Com estes incentivos, o Coral Carlos Bina – SOGIL efetivou-se como um projeto extra-curricular, pedagógico e de inclusão social reconhecido em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Ao longo de 14 anos de existência, centenas de alunos da Escola Carlos Bina já integraram o Coral. Alguns deles seguiram a vocação musical e dedicaram-se ao estudo mais especializado da música. Entre os ex-alunos do Coral há professores, comissários de bordo, arquitetos, estudantes de engenharia e de nutrição, biólogos, químicos, analistas de sistemas, enfermeiras, advogados, pedagogos, além de uma ex-aluna concluindo Mestrado na UNISINOS.
No ano de 2008, o Coral Carlos Bina SOGIL recebeu o Prêmio PROMOTORES DA PAZ, deferência feita pela Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí aos projetos que divulgam a Cultura da Paz.
No ano de 2009 a Escola Carlos Bina recebeu o selo ESCOLA SOLIDÁRIA, devido ao Projeto do Coral.
Cantando canções de diversos gêneros – populares, folclóricas, cívicas e religiosas, o Coral Carlos Bina – SOGIL procura entoar mensagens de paz, alegria e fraternidade em todas as suas canções.
Para a realização dos ensaios e apresentações, atualmente, com o avanço das tecnologias, o Coral utiliza, como recurso pedagógico, um power point, contendo as letras das músicas e imagens referentes às mesmas.
O Coral Carlos Bina - SOGIL já apresentou-se em inúmeros municípios da Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul, levando música e alegria a diversas Escolas, Empresas, Instituições Bancárias, entidades Sociais, Eventos Públicos, Comemorações Regionais e Estaduais da Secretaria Estadual de Educação, da Brigada Militar e da Polícia Civil, Festivais de Corais, entre outros.
Atualmente, apresentam-se no Coral 80 alunos da Escola, alunos do Ensino Fundamental e Médio, enquanto outros 30 alunos estão preparando-se para integrar o coro principal.
A direção da Escola, através da diretora Délia Ramos Paim, acompanha todas as atividades do Coral.
Os objetivos principais do Coral Carlos Bina - SOGIL são oferecer aos integrantes oportunidades diferenciadas de vivenciar a arte, a cultura e os valores humanos através da música, além de oportunizar espaços para que os mesmos possam desenvolver suas aptidões artísticas musicais, valorizar a criatividade, o trabalho em grupo, incentivar o gosto pela música e representar a Escola e a Empresa de sua comunidade.
O Coral é coordenado e regido pela professora Lígia Ramos e acompanhado musicalmente pelo músico Roberto Velho Costa.

Sem comentários: